Páscoa em Ouro Preto

9.4.15


Foto da Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto
Igreja São Francisco de Assis

Já é tradição em nossa família viajarmos para algum destino brasileiro na Páscoa. Este ano escolhemos conhecer a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais e os famosos tapetes de serragem colorida que enfeitam a cidade durante a Procissão da Ressurreição no Domingo de Ramos.

Prontas para o Embarque

Só teríamos 3 dias então viajamos bem cedinho para aproveitarmos bem o tempo. Chegamos em Belo Horizonte e fomos direto à locadora de carros, onde havíamos reservado um para nossos passeios. Optamos por não ficarmos hospedados em Ouro Preto por conta dos preços muito altos durante o período.
Foto da Entrada do Aeroporto de Confins, Minas Gerais
Aeroporto Tancredo Neves (Confins)

Fomos até o balcão da Localiza onde nos orientaram a pegar a Van da companhia que iria nos levar até a loja.  Na locadora um pequeno perrengue, que conto aqui para que sirva de alerta a quem aluga carros no Brasil. Revisamos o carro assim que nos foi entregue e verificamos que o step estava completamente careca. Além disso, o carro estava sem o triângulo. Reclamamos na hora e trocaram o carro. Revisamos o novo carro e estava tudo certo. Como não conhecíamos a região, alugamos um GPS também, mas levamos o assento para a Juju de casa. #FicaaDica
Pneu Step totalmente careca
Step Completamente Careca

Seguimos diretamente para Ouro Preto, pela BR-356, a Rodovia dos Inconfidentes. Levamos pouco menos de 2 horas para chegar. A estrada é boa mas tem muitos radares e em alguns trechos também tem lombadas, o que deixa a viagem mais lenta. 


Foto da estrada BR 356
  BR-356

Foto da Placa de Trânsitindicando Ouro Preto e Mariana

Resolvemos almoçar assim que chegamos. Optamos por um restaurante simples, na Praça Tiradentes, mas que tinha comida típica mineira, o Restaurante Forno de Barro. Como é proibido estacionar o carro na Praça, seguimos adiante, até a rua ao lado da Igreja São Francisco de Assis, onde conseguimos vaga. Mas antes, logo na chegada paramos para pegar dicas no escritório de Informações Turísticas onde fomos super bem atendidos por agentes mega simpáticos.


Foto do Escritório de Informações Turísticas
Informações Turísticas
Foto do Restaurante Forno de Barro
Restaurante Forno de Barro

Ali pertinho fica uma Mina de Ouro aberta à visitação, a Mina do Veloso, uma mina subterrânea antiga (1804) que tem, ao final de seus 220 metros de extensão, 2 poços de água cristalina. Não visitamos mas fiquei com vontade de voltar, em uma próxima oportunidade.  Existem algumas Minas na região que são abertas à visitação, inclusive a Mina da Passagem, que clama ser a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação. Para saber mais sobre as minas, clique aqui. Seguimos em frente e logo aparece esse visual lindo, que mais parece um cartão-postal da cidade.

Foto da cidade de ouro preto
Cidade de Ouro Preto
Chegando em Ouro Preto



Depois de estacionarmos o carro, seguimos à pé até a Praça Tiradentes e ao restaurante. Depois do almoço caminhamos bastante pela cidade. Haja pernas para subir e descer tanta ladeira, mas o visual compensa o esforço!

Praça Tiradentes, Monumento à Tiradentes e Museu da Inconfidência


Igreja de Nossa Senhora do Carmo


Visitamos as igrejas (não se pode fotografar o interior), o Museu da Inconfidência, o Museu do Aleijadinho, a feirinha de artesanato, paramos para comer sorvete de frutas na soveteria Frutos de Goiás (deliciosos por sinal), na Praça Tiradentes e, à tardinha, paramos para um café com pão de queijo e empadas no restaurante Bené da Flauta (veja o review aqui).

Igreja de São Francisco de Paula ao Fundo

Igreja de São Francisco de Paula de outro ângulo

A cidade estava toda enfeitada, com panos coloridos nas janelas das casas, pousadas e igrejas.




Aproveitamos para contar um pouco da história dos inconfidentes, de Tiradentes e do Brasil Imperial para as meninas. Elas, é claro, ficaram super impressionadas em saber que ali, naquela mesma praça, a cabeça de Tiradentes foi exposta em 1792 e onde, muitos anos depois, com a proclamação da República e em homenagem ao primeiro centenário da execução do Alferes, ergueram o monumento em sua homenagem.

Chafariz da Praça Tiradentes

A praça é o coração da cidade e o Museu da Inconfidência mostra um tanto da sua história além de oferecer uma vista privilegiada para o antigo Palácio dos Governadores, que hoje abriga o Museu de Ciência e Técnica. No prédio do Museu da Inconfidência, um dos chafarizes da cidade que, na época colonial, abasteciam de água a população e também serviam aos cavalos. O medalhão tem inscrições comemorativas da época do império.


Igreja das Mercês e Misericórdia


Picolés de Frutas de Goiás


Sorvetes de Frutas de Goiás

Passeamos um pouco mais, paramos para comprar chocolates na loja da Chocolates Ouro Preto, na esquina da Praça Tiradentes e quando anoiteceu pegamos a estrada em direção a Conselheiro Lafaiete, onde passaríamos a noite.

 No topo da ladeira, a loja da Chocolates Ouro Preto

Aqui outro pequeno perrengue! Acontece que a viajante aqui esqueceu de conferir as configurações do GPS, que estavam marcadas para a opção "Fora de Estrada" ao invés de "Caminho mais Rápido" ou "Menor Distância".  Isso acabou nos levando para umas bibocas de fim de mundo e à noite, ainda por cima! Mas felizmente deu tudo certo... Fica a dica para quem aluga carro, sempre conferir as configurações do GPS!!! Antes de ir, passadinha rápida na feirinha de artesanato, em frente à Igreja São Francisco de Assis.

Feirinha de Artesanato



Nosso hotel era no melhor estilo BBB, nada charmoso como as pousadas de Ouro Preto, mas muito mais em conta. Era um típico hotel para business, limpo, bem cuidado, tinha estacionamento amplo, bom café da manhã e muito bem atendido. Os funcionários foram muito atenciosos conosco em todas as nossas solicitações. Bem perto de vários restaurantes e fácil de achar.

 Nosso quarto no Hotel Vertentes, em Conselheiro Lafaiete

Juju dormiu no bercinho

No dia seguinte visitamos Inhotim, assunto para o próximo Post. No terceiro dia, voltamos a Ouro Preto, para ver os tapetes de serragem colorida e a Procissão da Ressurreição, no domingo de páscoa.  Uma tradição emocionante que contarei em detalhes também em um proximo post. Mas deixo aqui um gostinho...



Informações:

Vertentes Suítes Hotel - Rua Dudu Nascimento,150 , Conselheiro Lafaiete

Visitamos também o Instituto Inhotim, em Brumadinho, durante nossa viagem. Post completo sobre a nossa visita ao lindo parque/museu/jardim botânico aqui: http://mosaicosdosul.blogspot.com/2015/04/visita-ao-instituto-inhotim-em-minas.html

0 comentários: