As Emoções e Encantos da Chapada Diamantina - Parte I - Por Flavia Lisboa Porto

11.1.15

 Poço do Diabo

Convidada pela Claudia para escrever sobre esta viagem, fiquei um pouco perdida sobre o que escrever.  Como viajante que sou, entendo que ainda que o roteiro seja mundialmente conhecido, uma viagem é sempre uma experiência única, e difícil de compartilhar com a mesma veracidade e emoções, visto que a forma como percebemos o mundo é pessoal e intransferível.  Vou portanto, tentar compartilhar um pouco do meu roteiro, minhas percepções, e quem sabe eu possa inspirá-los também a fazer sua própria viagem para a chapada diamantina.

Gruta da Pratinha

A decisão pela minha viagem foi muito pessoal: Tudo começou literalmente com um sonho que eu tive, entre trilhas e cachoeiras, que me levaram a um lindo lugar, um poço, de águas cristalinas e de um azul instigante. Eu já tinha ouvido falar da chapada, visto eventualmente algumas fotos, mas nunca tinha ao certo de qual chapada estava falando (Já que existem outras tantas lindas, como a dos Veadeiros e Guimarães, por exemplo). Até que depois disto, resolvi pesquisar e conversando com amigos, pintou a vontade de ir, em grupo, agora no final do ano. Por razões inúmeras, eles acabaram desistindo e eu, resolvi que iria sozinha mesmo. Eu digo que alí começou a viagem.

A Chapada Diamantina fica no centro da Bahia, a pouco mais de 400KM  de Salvador. o acesso não é tão simples, mas com algum planejamento (e dinheiro, claro), é perfeitamente possível acessar a região de avião, carro ou ônibus. Eu, como viajo regularmente a Salvador a trabalho, aproveitei um feriado prolongado (20 a 23 de Novembro) . Saí da rodoviária de Salvador no dia 19/11 no ônibus das 22:15 horas, que saiu por volta das 23:30 (o melhor horário, em minha opinião, que permite dormir na viagem e economizar na hospedagem), chegando em Lençóis por volta das 6 da manhã (Tivemos um pequeno atraso na saída, pois normalmente a viagem dura pouco mais de 6 horas).

Existem outras alternativas: Avião de Salvador (45 minutos de trajeto, pela Azul) ou alugar um carro em Salvador (Neste caso, idealmente pensar em um 4X4, pois as estradas na chapada são difíceis e não é para inexperientes).

Um fator interessante: Na semana que fui para a Bahia, estava chovendo muito. Tive medo de perder a viagem, pois turismo de aventura na chuva é um risco e tanto.


Acredite:  sertão baiano já foi banhado pelo oceano. Existem várias conchas no fundo das cavernas.

Ah uma dica importante: Não ouse em se arriscar sozinho pelas trilhas. Contrate um guia. Existem várias empresas de turismo de aventura na chapada e a própria associação de guias nas cidades de Lençois e Capão, 2 bases principais de saída. Além de conhecerem os caminhos, as estradas, a distância entre os principais pontos é enorme. Cheguei a rodar mais 300 km em um único dia. Você não quer perder um dia perdido na mata, ou pior, correr o risco de se acidentar, certo?

Foram 4 dias de muita aventura. Respire fundo e aperte os cintos!



 Gruta da Lapa Doce

Dia 1) Gruta da Lapa Doce, Gruta da Pratinha,  Cachoeira do Diabo, Cachoeira do Mosquito e Morro do Pai Inácio.

A Gruta da Lapa doce é uma das mais belas cavernas da Chapada Diamantina, com mais de 20 Km de extensão, apenas 800 metros estão disponíveis para visitação. O local possui formações incríveis de estalagmites e estalactites. Estalagmites são formações feitas na combinação de gotas de água e calcário que crescem no chão das cavernas em direção ao teto. Estalactites são formações que nascem no teto em direção ao chão. O mais incrível é que as formações aqui na Chapada são incrivelmente antigas e muitas de formatos bastante curiosos.Para se ter uma idéia, uma formação destas cresce entre 6 e 25mm por século.



Estalagmite na gruta - o formato de seio a torna famosa na região. Foi usada na abertura da novela "Pedra sobre Pedra"


 
Estalactite Gigante

Dentro da caverna, vivi uma das experiências mais marcantes, mas que não permitiu uma foto: O guia nos pediu para sentar, apagar as luzes e ficar em silêncio por 1 minuto. Foi uma sensação estranha, porém incrível se perceber no silêncio e no escuro absoluto.


 Entrada da Gruta da Pratinha, onde inicia o mergulho 

Gruta da Pratinha

Um outro ponto forte da viagem, que para mim foi uma superação pessoal incrível. A gruta da pratinha, que permite, através de mergulho/flutuação observar as formações da natureza. Eu tinha realmente medo de mergulhar no escuro, ainda mais sozinha e com um guia desconhecido.  Não chego a ser claustrofóbica, mas para pessoas nestas condições, indico cautela.

Bom, mas lá fui eu, para uma experiência fantástica que fez eu me sentir capaz de desafiar outros medos que eu tenho.

Não é possível fotografar dentro da gruta, mas seguem fotos da saída da gruta, que permitem um mergulho maravilhoso. Lindo lugar. Além de flutuação, é possível nadar e fazer tirolesa no local.

  Poço do Diabo

Poço do Diabo
Através de uma trilha leve, chegamos a este lugar tão gostoso. Apesar do nome tão “ assustador”, o lugar transmite a força e beleza da natureza. O lugar tem este nome, pois muitos escravos morreram aqui ao tentar secar o poço para o garimpo. 


O lugar vale um mergulho, as águas daqui, de marrom escurecido, parece até chá-mate , são ricas em tanino que tem  propriedades medicinais e estéticas. A pele e cabelos ficam radiantes. Conferido e aprovado! Queria poder levar um estoque pra casa :-);



Vista do Morro do Pai Inácio da estrada. Espetacular!


Encerramento do primeiro dia: Morro do Pai Inácio

Para fechar o dia com chave de ouro, um dos principais cartões postais da chapada Diamantina: O Morro do Pai Inácio, que tem este nome por conta de uma história de amor entre um escravo e uma “sinhazinha”. Ele, que era um escravo reprodutor conhecido na região, por ser belo, forte e pai de muitos escravos (por isto a expressão “ Pai Inácio”). Ele teria se escondido neste morro ao ser descoberto em uma cachoeira com a esposa do seu senhor. Ao ser descoberto, teria pulado deste morro, mas esperto que era, não se matou: Pulou estrategicamente em um lugar que permitiu se esconder e fugir ao encontro de sua amada. :-)


 A vista é inspiradora. Realmente, inspira paixão


Ufa! Nem dá para acreditar que foram tantas emoções num único dia! Valeu cada minuto, cada metro de caminhada e cada centavo gasto.

Amanhã, a continuação! 

0 comentários: