Cidade do Mexico - Museu Dolores Olmedo

13.10.14

Dedicatória de Dolores Olmedo

Da última vez que estive na Cidade do México, mais uma vez à trabalho, tive uma tarde de folga e fui conhecer um museu que me encantou. Trata-se do Museu Dolores Olmedo, no bairro de Xochimilco, ao sul da cidade. Pra melhorar ainda mais, quem me levou foi uma nova amiga mexicana, a Patrícia, que me foi apresentada virtualmente por uma amiga comum, brasileira, que vive no Uruguai. Uma pessoa encantadora que curte arte, cultura e adora seu país. Ou seja, melhor guia impossível!


Estátua de Dolores Olmedo nos Jardins do Museu

O museu fica onde antes foi a fazenda La Noria, do século XVI. Dolores Olmedo comprou a propriedade que estava bastante decadente e iniciou o projeto de reforma inicialmente com a idéia de transformá-la em sua casa e, mais tarde, em sede do museu que abrigaria sua coleção de obras de arte. O museu foi oficialmente inaugurado em Setembro de 1994.

Jardins com esculturas...

...e pavões curiosos

Além dos famosos cães Xoloitzcuintles (Xolos)

A visita é muito agradável, pois a antiga fazenda oferece jardins impecáveis com esculturas e alguns animais de pequeno porte que passeiam livremente pela área. Os cães Xolos (abreviatura para a palavra asteca Xoloitzcuintles) são uma atração à parte. Estudos arqueológicos indicam que a raça existe no México a mais de 3000 anos e eram considerados sagrados pelos astecas. Eles não tem pelo e nem dentes pré-molares. 

Área residencial

A sede da fazenda foi dividida em área residencial, que é também aberta à visitação pública, as alas das coleções de arte permanentes e exposições temporárias, o pátio interno característico das construções coloniais hispânicas e a área do restaurante/café. Infelizmente não é possível fotografar no interior do museu, somente nos jardins e áreas externas.


Pátio interno

A sede com a capela no primeiro plano

Além da coleção de obras de Diego Rivera, Frida Kahlo, Angelina Beloff, Pablo O'Higgins o museu abriga também peças pré-hispânicas e outras peças de arte popular mexicana. 

Retrato de Dolores Olmedo (La Tehuana) (1955)
por Diego Rivera (Fonte: Google Cultural Institute)

A história de Dolores Olmedo me impressionou muito, por sua força e influência. Eu nunca havia ouvido falar nela e fiquei impressionada. Transcrevo aqui uma tradução livre do que está descrito no site do museu e no jornal La Guirnalda Polar:

Diego Rivera e Frida Kahlo

"María de los Dolores Olmedo y Patiño Suárez nasceu em Tacubaya, Cidade do México, em 14 de dezembro de 1908, às vésperas da Revolução Mexicana. Em sua juventude, estudou direito, mas terminou cursando uma carreira artística na Academia de San Carlos. No entanto, o encontro que determinou sua aproximação com a arte e, de alguma maneira, marcando seu destino- se deu em 1928, quando conheceu Diego Rivera na Secretaría de Educación Pública. Rivera realizou 26 ou 27 desenhos de Olmedo desnuda, segundo recordava ela." Alguns deles estão em exposição na sala de estar da ala residencial do museu.

Diego Rivera em bronze
 
 "Amiga e admiradora de Diego Rivera, Angelina Beloff, Salvador Novo, Xavier Villaurrutia, Juan O´Gorman e Chavela Vargas; empresaria da construção; mecenas de toureiros como El Cordobés; benfeitora de escolas públicas e de estudantes de arte; e sobretudo, promotora dos valores culturais e das artes do México, Dolores Olmedo (1908-2002) morreu na noite de sábado de 27 de julho por causa de un infarto." Ela tinha 93 anos.

O museu abriga exposições permanentes com 150 telas, sendo 145 de Diego Rivera, 25 de Frida Kahlo, além de muitas peças pré-hispânicas.

 A ala residencial de Lola (apelido de Dolores) não é muito grande mas é impressionante pela quantidade de artefatos de arte recolhidos ao longo de muitos anos e que mostram claramente o seu amor pelas artes. Inclui peças chinesas de decoração e mobiliário além de porcelanas, esculturas e peças decorativas das mais diversas origens. Nada pode ser fotografado.



Um passeio imperdível...uma verdadeira aula de história da arte Mexicana. Sabem o que eu adorei? Ler algumas dedicatórias escritas à mão nas telas de Diego. Algumas à Frida, outras à própria Dolores, revelam sentimentos e momentos íntimos do artista em suas diferentes fases. Inesquecível!

Endereço:

Av México 5843, La Noria, Xochimilco, 16030 Cidade do México, Distrito Federal
Entrada 75 Pesos Mexicanos para estrangeiros e 20 Pesos Mexicanos para locais.  Não aceita CC.


0 comentários: