Road Trip de Inverno - Montevideo

6.9.14

Plaza Independencia

Fazia muito frio em Montevideo, mas os dias estavam lindos. Muito bom para passear pela cidade. Depois do café da manhã caminhamos em direção ao Mercado del Puerto. Ali pertinho fica a primeira parada do ônibus rosa que faz o City Tour. Crianças não pagam e você pode comprar o ingresso no quiosque na rua ou diretamente no ônibus. A diferença é que no ônibus você poderá pagar com cartão de crédito.

 Bus Turístico

O ônibus tem double-deck e a parte de cima é coberta mas aberta nas laterais. No inverno é muito frio lá em cima então ficamos embaixo e, às vezes, eu me aventurava sozinha, para fotografar. Mas já digo que quase congelei!

Fiquei imaginando no outono!

A gente pega um fone de ouvido e tem canal em português, onde o narrador vai falando sobre os pontos de interesse. Tem uma guia dentro do ônibus que, sinceramente, fica ali de figura alegórica porque não fala nada, só conversa com o motorista. Não gostei desse sistema. Muitas vezes a gente fica perdido por conta da discrepância da narração com o lugar onde o ônibus está passando. A idéia é que seja sincronizado, mas quem anda no trânsito de uma cidade sabe que não funciona assim. Qualquer atraso, sinaleira, engarrafamento e pronto, perde-se a sequência do passeio.

 La Carreta no Parque José Batlle y Odornez

 Enfim, para quem vai pela primeira vez ou não está de carro talvez seja válido, mas eu não gostei não. A vantagem é que você pode descer nas paradas e tornar a subir no ônibus conforme a tabela de horários, e o ticket vale por 24 horas. São 11 paradas ao longo do trajeto de cerca de 1 hora e o ônibus para uns 5 minutos em cada uma. As crianças ficaram um pouco entediadas e logo inventaram uma bricadeira entre elas para se distrairem.

Shopping Punta Carretas

Como fizemos o tour pela manhã, resolvemos descer na parada do Shopping Punta Carretas para almoçarmos por lá pois já era 1 da tarde e as meninas estavam com fome. Passeamos um pouco lá dentro, para conhecer e depois almoçamos no restaurante El Fogón.

Juju se divertindo no parquinho do Shopping

Almoçamos com calma e depois passeamos no entorno do Shopping, aproveitando o dia bonito. Tomamos o ônibus novamente na mesma parada e continuamos o passeio até o Mercado del Puerto. A idéia inicial era de almoçar lá, mas acabamos tomando um café e curtindo bastante. As meninas tomaram um milk shake de dulce de leche delicioso.

O Mercado del Puerto

Eu adoro Mercados e esse de Montevidéu é um dos meus favoritos. O cheiro das parrilladas, o clima festivo das pessoas comendo nos balões e bebericando vinho ou café, a arquitetura eclética com luz difusa, enfim, um ambiente acolhedor e envolvente, não dá vontade de sair dali. As vezes os mercados tem cheiro de peixe (como o de Santiago del Chile), mas esse não. Gostamos muito!

 O interior do Mercado

O relógioPanini de 4 faces

Abaixo da cúpula do Mercado existia inicialmente uma fonte que, em 1897 foi substituída por um relógio da casa Paganini importado de Liverpool, de donde veio também toda a estrutura de ferro do mercado.

Achei lindo esse cantinho

 De lá seguimos para o centro histórico, onde visitamos a Plaza Independencia, onde estão o Palácio Salvo, o Monumento à Artigas (com seu Mausoléu abaixo), o Teatro Solis e aproveitamos para comprar pesos. Foi o melhor câmbio que encontramos, ali bem na praça.

Promos no El Copacabana

Não usamos o carro o dia todo e estávamos cansados. Mesmo assim, saímos para fazer um lanche no cafe El Copacabana, pertinho do hotel. No próximo post, mais detalhes sobre a continuação do passeio ao centro histórico e sobre o jantar na confeitaria.
 
Informações úteis:

Site do Bus Turístico aqui:
Rota completa do ônibus aqui.

El Copacabana: Peatonal Sarandi 454 esq. Misiones

0 comentários: