Abismo Anhumas, Bonito - MS

24.4.11

(Foto Site Abismo Anhumas)

O abismo Anhumas é na verdade uma caverna localizada a 23 km de Bonito. O “buraco”, como é chamado pelos moradores e guias locais fica no Vale do Anhumas, conhecido por concentrar cavernas belíssimas como a Gruta do Lago Azul, Nossa Senhora Aparecida e o próprio Abismo. A caverna só foi aberta à visitação em 1999, com o início das pesquisas, treinamento e capacitação de pessoal. A aventura inicia através de uma pequena fenda no chão de onde começa o rapel, técnica de descida através do uso de cordas. Até a base da caverna são 72 metros de descida vertical, num passeio que dura alguns minutos, dependendo unicamente de sua vontade de descer mais ou menos rápido.



Terminado o rapel, o visitante firma os pés num deck flutuante construído sobre um lago de águas cristalinas que atinge 80 metros de profundidade. O lago é enorme assim com a caverna.Ao descer um pouco já se pode avistar o lago lá em baixo e quando a fenda na pedra se abre para a caverna, finalmente tem-se a noção exata do espetáculo que é o abismo. Imagine um campo de futebol circundado por rocha calcárea com vários espelhotemas, verdadeiras esculturas produzidas pela natureza. A Beleza da visão que se tem é inesquecível. Além disso, a luz entra através do buraco, causando um efeito dramático na rocha clara em contraste com o verde esmeralda do lago em baixo.



O lago é cercado por cones de calcáreo, com formações que atingem até 20 metros de altura. Embaixo da água existem as mesmas formações cônicas formando verdadeiros “vales” calcáreos sub-aquáticos formados a milhares de anos. O ambiente todo da caverna, dentro ou fora da água é surreal, parece estarmos em outro mundo, outra realidade.


Aos mergulhadores certificados, o Abismo Anhumas reserva o direito de ir ainda mais fundo: 18 metros para ser mais preciso.
O mergulho autônomo revela novas imagens, luminosidade e toda a amplidão de uma das cavernas mais sensacionais do nosso planeta.

Infelizmente minhas fotos não fazem jus à beleza do local. Mas coloco-as aqui assim mesmo. A primeira delas, no entanto, foi retirada do site oficial do Abismo.