Clos Lucé - Amboise - França

2.12.09

Amboise

Amboise é uma pequena cidade no Vale do Loire a cerca de 20 km de Tours. Há alguns séculos, no entanto, Amboise foi a cidade eleita pela corte real francesa, que ocupou o famoso castelo ali localizado.

Além do castelo, a pequena cidade também abriga o Chateau Clos Lucé, onde Leonardo da Vinci viveu seus últimos anos de vida, a convite do então rei Francis I, que vivia no castelo de Amboise à 500m de Clos Lucé.

(Castelo d´Amboise)

Luís XI morou ali, Carlos VII nasceu e morreu ali, Catarina de Médici e outros. Além disso, foi palco para a "Conspiração Amboise", em 1560, um desafortunado complô dos huguenotes, os protestantes, contra Francis II. Ali foram pendurados em ganchos na fachada do castelo os corpos de 1200 conspiradores.


Nas muralhas do castelo fica a Chapelle St-Hubert, onde fica o túmulo de Leonardo da Vinci.

(Clos Lucé vista do pátio interno)

Já Clos Lucé foi construído em 1471 e foi residência real e residência de verão de alguns reis da França. Francis I era grande admirador de da Vinci, que sob sua proteção viveu ali desde 1516. Nomeado "primeiro-pintor, arquiteto e engenheiro do rei", Leonardo, além da residência recebia também uma pensão principesca de 700 escudos de ouro por ano além do pagamento por suas obras. Dava apenas em contrapartida, o prazer de sua companhia ao curioso rei. Para isso, o rei mandou construir, inclusive, uma passagem que ligava o castelo até Clos Lucé.

Dizem que em seu leito de morte Leonardo chorou por ter ofendido o criador e os homens, não tendo trabalhado sua arte como deveria. Imaginem se o tivesse feito...

(Quarto de da Vinci)

Particularmente interessante o quarto de da Vinci e o oratório de Ana de Bretanha, mulher de Carlos VIII. Dizem que a rainha recolhia-se à capela para longas horas de retiro e oração, chorando pela morte de seus dois filhos que morreram ainda crianças. Outra peça interessante é a sala das maquetes. Na verdade são 4 salas dedicadas às invenções de Leonardo, onde 40 máquinas e maquetes fabulosas estão em exposição. As obras foram realizadas pela IBM, segundo os desenhos originais de da Vinci.

(Maquete de ponte elevadiça)

Para outras curiosidades clique aqui.

Para mais dicas sobre a França, clique aqui.