Paris - Dia 2: Monumentos, Louvre e Montmartre

12.10.09

(Louvre - Pirâmide Invertida)

No nosso segundo dia descobrimos que tínhamos ganho um city-tour. Isso foi novidade para nós... mas enfim, assim de graça, fomos bem contentes. Aliás, um parênteses: Tours guiados são muito controversos, eu sei. Algumas pessoas adoram, outras detestam. Eu tenho uma mente aberta em relação a eles, quer dizer, se vou a um lugar que não conheço bem, não fiz o tema de casa antes, acho melhor ter um guia para me contar o básico ao menos. Já aconteceu de eu ter surpresas muito agradáveis com guias excelentes que deram verdadeiras aulas sobre os locais. Se não for assim, eu corro o risco de passar por um local e não saber o que ele significa, não entender o contexto histórico-cultural...fica uma impressão estética somente, sem profundidade ou entendimento. Acho meio vazio...

(Hermaphrodite Endormi)

Enfim, percorremos os principais pontos da cidade e no final da manhã fomos ao Louvre. Poderíamos ter optado por uma visita guiada no Louvre (40 euros), mas preferimos fazê-lo sozinhos. Nesse caso, eu havia feito o "tema de casa", sabia as obras que queríamos ver, conhecia suas histórias, seus artistas, então julgamos não ser necessário um guia. Ainda assim alugamos o "audio-guide" (6,00 Euros) na entrada do museu, um aparelinho que conta a história das peças ou ajuda a fazer um roteiro específico que você determina. Levamos 4 horas e meia para a visita e vimos tudo o que havíamos planejado ver, com tranquilidade. Não me adaptei muito bem com o "audio-guide", mas acho que foi pura falta de paciência da minha parte... Farei outro post contando quais obras visitamos.

(Place de la Concorde)

Depois percorremos o Jadim das Tulherias, onde descansamos um pouco sob as árvores e, em seguida, fomos até a Place de La Concorde e depois caminhamos até a Ponte Alexander III. Retornamos ao Louvre de onde fomos diretamente para Montmartre, ao entardecer. Do alto das escadarias da Sacre-Coeur vimos a noite chegar, visitamos a igreja e depois passeamos pelas ruelas deliciosas do bairro. Sentamos em uma creperie e comemos crepes salgados e doces e bebemos vinho junto com nossos amigos Ricardo e Luciana, do Recife. Uma delícia... Passeamos mais um pouco curtindo a noite agitada do local antes de descermos novamente.

(Sacre-Coeur)

Nossos amigos foram ao Moulin Rouge para um show e nós voltamos para o hotel.


Para outros posts sobre Paris, clique aqui.

1 comentários:

Velejando nas Letras disse...

Claudia,
Estou aqui me deliciando com as suas andanças por Paris. Ficou um gostinho de "quero mais". Bjs